quinta-feira, 9 de Maio de 2024  00:01
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Peixe

Sopa de Peixe

Junta-se todos os ingredientes menos o peixe e põe-se a cozer com água.

Coze-se o peixe e quando estiver ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-10-2004

Círculo Verde" quer promover turismo ecológico


Buçaco

Uma nova organização ambientalista, denominada "Círculo Verde", quer promover o turismo ecológico em Portugal, através de visitas guiadas a pé a zonas com interesse ambiental e cultural, nomeadamente Mortágua e Luso/Buçaco. Um dos promotores do projecto, Manuel Cristiano, radicado desde os anos 80 no Reino Unido, disse hoje à Agência Lusa que o chamado "turismo verde e alternativo", também conhecido por "walking hollidays", não têm sido muito aproveitado em Portugal enquanto vector de educação ambiental. "Há um Portugal natural, rural, de interesse paisagístico, com património cultural a redescobrir, através de férias educativas todo o ano, em contraste com as mensagens publicitárias de férias em resortes turísticos, consumistas", realçou.
A inspiração para o projecto, que está a ser desenvolvido por pessoas de Mortágua e da região de Aveiro, surgiu do trabalho realizado pela associação Ramblers, "a maior organização de walking hollidays do Reino Unido", explicou. "No ano passado, o Bruno Gomes, de Mortágua e ex-emigrante no Reino Unido, propôs-me a ideia de, a partir de uma casa rural que possui no concelho, criarmos em Portugal algo semelhante à Ramblers. Após visitar o local e as instalações, em Setembro passado, nasceu o projecto", contou. Segundo Manuel Cristiano, "se tudo correr bem, lá para a Páscoa de 2005" deslocar-se-ão à região de Mortágua pessoas ligadas à defesa do ambiente - das organizações britânicas Ramblers e E- Christian Ecology Link - e, nessa altura, será feita a escritura pública do Círculo Verde. A partir daí, a nova organização pretende atrair regularmente a Portugal "visitantes britânicos e irlandeses, pessoas empenhadas e interessadas nas áreas de educação ambiental e património cultural", esperando ter "um bom relacionamento" com os grupos ambientalistas portuguesas. Manuel Cristiano explicou que o Círculo Verde é "um novo projecto de defesa do património natural e cultural" de Portugal.
Nesse âmbito, promete divulgar sempre as suas actividades culturais e ambientalistas junto das associações britânicas, de forma a promover turisticamente as zonas do país que acarinha. "O Algarve e outros algarves podem gastar milhões em promoção turística. As pequenas autarquias não podem, porque não têm milhões, mas têm um importantíssimo património cultural e natural a oferecer", sublinhou.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®